17.4.13

Conheça Renata Rosa



Depois de conquistar respeito ao plantar sua semente com o disco de estréia Zunido da Mata - que recebeu o mais importante prêmio da crítica francesa - o Choc de L’année 2004 - Le Monde de la Musique - e de receber o Prêmio da Música Brasileira 2009 como melhor cantora regional por seu segundo disco Manto dos Sonhos, Renata Rosa está envolta em suas novas músicas, que em breve comporão seu terceiro cd Encantações.

Tendo vivido intensamente na mata norte de Pernambuco, impregnando-se de seu universo poético e musical, Renata Rosa aprendeu rabeca com o grande mestre Seu Luiz Paixão e a seu convite tomou parte no banco de cavalo-marinho Boi Brasileiro de 2000 à 2008. Também produziu o primeiro cd de Seu Luiz Paixão ‘Pimenta com Pitu’. Também o Baixo São Francisco e seu canto polifônico indígena tornou-se uma de suas principais escolas e fontes de inspiração. Seu entusiasmo abraça a música ao redor do globo, com um interesse especial para a música árabe e do leste europeu, dialoga com o jazz, a música clásica, criando sempre um ótimo pretexto para criar e recriar.

Todas essas vivências são o pretexto para uma inovação musical moderna, em que o canto ocupa um lugar de destaque e a rabeca também toma o lugar de uma segunda voz.

Renata Rosa atuoucomo a protagonista Maria Safira da minissérie A Pedra do Reino (TV Globo) de Luiz Fernando Carvalho; à convite do Museu do Louvrerealizou a criação musicalparajóiasdacinematografia Mundial do século XX, quetevesuaestréiaao vivo no Grande Auditório do Louvre;comEdu Lobo e Arthur Nestrowski (OSESP) criouo concerto de aberturada Flip 2010;dirigiu e atuounacelebradacriação de polifoniasvocais Lo Cor de la Rosa, com o grupo Lo cor de la Plana, parao AnodaFrança no Brasil,entreoutrasfaçanhas.

Com mais de 180 shows realizados na Europa ao longo de oito anos de turnês em festivais e teatros, criações para o Museu do Louvre e para o Theatre de La Ville, Renata Rosa vem azeitando seus shows, sua banda e criando um público fiel.

Renata Rosa, com sua voz clara e sinuosa, seu instrumento por excelência, ocupa lugar entre as mais belas vozes da música mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário